Meio Ambiente


É indiscutível a busca da evolução da construção civil por arquiteturas mais sustentáveis, pois os recursos do planeta são finitos e o crescimento da população e de suas atividades tem gerado há séculos grandes violências ao meio ambiente. Não existe construção que não gere impacto, a busca é por intervenção que ocasione menor escala (PISANI, 2004).

A terra crua como material de construção é uma das tentativas de superar esse desgaste, pois este material é abundante em todo o planeta. Esses materiais de construção não gastam energia para serem queimados e possuem características isolantes que permitem um bom conforto térmico e acústico, permitindo ambientes confortáveis com menos gastos energéticos para condicioná-los.  Não se deve ignorar a energia consumida para a fabricação do cimento que entra como um dos componentes para a fabricação do tijolo de solo-cimento, porém esta é menor que a consumida para queimar os tijolos cerâmicos, pois o cimento entra em pequenas proporções em relação ao volume total de material empregado (PISANI, 2004).

Para a fabricação de mil tijolos cerâmicos de 20 cm x 20 cm x 10 cm, é necessária a queima de cinco árvores de porte médio ou 120 kg de óleo combustível. Com o uso do tijolo ecológico de solo-cimento o desmatamento é eliminado e a poluição atmosférica diminuída, pois não envolve queima no seu processo produtivo (CASANOVA).

A atividade da construção civil gera a parcela predominante da massa total dos resíduos sólidos urbanos produzidos nas cidades. Na construção feita com a utilização do tijolo modular de solo-cimento ocorre uma diminuição significante de resíduos porque as paredes serão totalmente encaixadas, sem necessidade de cimento e pelo fato do tijolo possuir dois orifícios onde será feita à introdução das partes elétrica/ hidráulica- simultaneamente, ao decorrer da execução das paredes; não sendo necessária a quebra das paredes, como ocorre na construção convencional. Além disso, quando feito o reboco, é necessário o uso de pouquíssima massa de cimento, devido à superfície lisa do tijolo.

Fonte:
http://www.monteirotijolos.com/index-noticia-capa1.htm http://www.aedificandi.com.br/aedificandi/Número%201/1_artigo_tijolos_solo_cimento.pdf